TELA DE VÍDEO 1:

sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Capitão Aza

Para competir com o Capitão Furacão, da TV Globo, eis que em 1966 surge na TV Tupi, aquele que seria o mais cult programa infantil de todos os tempos: O Clube do Capitão Aza! estreou na 5ª colocação, logo estava em 2ª e, líder de audiência.
Capitão Aza
Sabedor de que só passavam desenhos americanos nas emissoras brasileiras, principalmente as ótimas atrações Hanna-Barbera, o Capitão Aza (que era quem escolhia suas atrações e supervisionava a dublagem - sendo, aliás, o percussor da dublagem no Brasil) resolveu escancarar as portas às produções japonesas, como Fantomas, Zoran, Astroboy, Super dínamo, Ultraman, Ultra Seven, O Regresso de Ultraman, Robô Gigante, Shadowboy, Cyborg 009, etc. Mas claro que tivemos também as maravilhosas produções americanas, como o Clube Marvel (aqueles desenhos paradões de Capitão América, Thor, Homem de Ferro, Hulk e Namor), Toro e Pancho, Bom Bom e Mau Mau, Pantera Cor-de-Rosa, O Inspetor, Superpresidente, A Cobrinha Azul, O Tamanduá e a Formiga e, entre outros mais, a versão animada de Jornada nas Estrelas.
 
                      Ultraman
Pantera Cor de Rosa


Outra novidade que o Capitão Aza nos trouxe, foi os "Supermarionation", os bonecos marionetes de Capitão Escarlate, Joe 90, Stingray e os Thunderbirds. Eram manejados com maestria e seus fios eram deliciosamente visíveis.
Thunderbirds
Capitão Aza dava muitas dicas, todas as musiquinhas (ele  vendeu muitos LPs e Compactos) eram educativas, ele sorteava muitos jogos e brinquedos (como os Kits Revel, para montar) além de ter visitado rigorosamente todas as Escolas Públicas do Estado do Rio de Janeiro. Ele as visitava na parte da manhã, sempre acompanhado de um policial militar, um bombeiro e um pracinha. Na parte da tarde, ia para a TV Tupi apresentar o programa.

Wilson Vianna, o Capitão Aza, foi ator de cinema, fez muitos filmes pela Atlântida (contracenando com Grande Otelo, Oscarito, entre outros), fez filmes no Chile, Argentina, Paraguai, Bolúivia, no México (tornando-se o Tarzan mexicano, dado seu físico avantajado) e até mesmo em Hollywood. Foi da Polícia Especial, da guarda particular de Getúlio Vargas, delegado de polícia e grau 33 da Maçonaria. vale dizer que, antes de ser Capitão Aza, da TV Tupi, Wilson Vianna foi o Capitão Atlas, na TV Rio, em 1965.
Wilson Vianna
         
O Programa Clube do Capitão Aza foi líder absoluto de audiência nas tardes de 2ª a 6ª e só acabou devido à falência da TV Tupi, em 1979. Chegou a trabalhar 9 meses sem receber salários e só foi conquistar na Justiça.

Até hoje, as atrações de seu programa são as mais procuradas pelos colecionadores de séries e desenhos. Por exemplo, além das já citadas, podemos acrescentar ésper, Taro Kid, Goldar, Anjo do espaço, Super home do Espaço, Ás do Espaço, Marino Boy, Príncipe Planeta, Vingadores do espaço, O Judoka, Sawamu, etc.                           
Super Homem do Espaço
Vianinha, como era chamado carinhosamente por amigos e familiares, veio a falecer em 03/05/2003 lá no Mato grosso do sul. Viveu a vida intensamente, conheceu o mundo, enriqueceu com sabedoria e muito trabalho. Mas... mais importante do que isso, foi sua total dedicação ao bem estar das crianças, defendo como ninguém os seus direitos, porém, sem abrir mão do civismo e do elevado senso de responsabilidade e bons modos.
Capitão Aza
Agora, o Capitão Aza pegou sua nave e foi para o espaço sideral... Que Deus o tenha!

Clique nos links abaixo de acordo com sua Rede Social favorita, feche a barra de publicidade e participe da comunidade do Capitão Aza no FACEBOOK ou no ORKUT

------------------------------------------------------------------------------------------------
(Obs.: Todas as imagens publicadas são usadas para efeito de noticiar e têm seus direitos reservados.)


Nenhum comentário:

Postar um comentário